Pular para o conteúdo

O significado da Páscoa

20/04/2011

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

No português, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach (Passagem).

A festa tradicional associa a imagem do coelho (um símbolo de fertilidade) e ovos pintados com cores brilhantes (representando a luz solar) dados como presentes.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

Já o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados e símbolos da ressurreição.

É comum a prática de pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate.

Esta substituição pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma – os 40 dias que precedem a Semana Santa e são dedicados à preparação para a celebração.

A quaresma tem seu início na quarta-feira de cinzas e seu término na quinta-feira santa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual.

Desejamos uma ótima Páscoa a todos que nos acompanham, com muito amor e muito chocolate!

 

Um beijinho,

Liviane Gomes

No comments yet

Deixe um comentário